GRIMALDI SOCIAL CLUB

EX-PRESOS POLÍTICOS VIRAM ATORES NO CHILE

ANSA LATINA.COM.BR

Portal Latino-Americano da agencia ansa

http://www.ansa.it:80/ansalatinabr/notizie/fdg/200812211502333985/200812211502333985.html

 

EX-PRESOS POLÍTICOS VIRAM ATORES NO CHILE

 

SANTIAGO DO CHILE, 21 DEZ (ANSA) - Ex-presos políticos chilenos serão atores de uma peça teatral sobre torturas e os centros de detenção ilegais da ditadura militar de Augusto Pinochet. A obra será apresentada em janeiro no Festival Mil 2009 de Santiago.


    Segundo informou a imprensa local hoje, a peça contará com a direção de Oscar Castro, diretor do Teatro Aleph, e será apresentada no centro da Villa Grimaldi, o maior centro de reclusão e torturas da ditadura, transformado hoje no Parque pela Paz.
    Castro, radicado em Paris, enviou imediatamente um e-mail a todos os presos políticos que o acompanharam nos campos de concentração de Três Alamos e Ritoque, onde esteve detido em 1975.


    Naquele mesmo ano foram seqüestradas a mãe e a cunhada do ator, até hoje desaparecidas.
    Em sua caixa de entrada de e-mails, conforme publicou hoje o jornal La Nación, Castro conta que espera montar quatro peças: "Casimiro Peñafleta, preso politico", monólogo que criou e estreou em Ritoque, "Érase un vez un rey", "Por mi amor al teatro" e "El exiliado Mateluna".


    Os ex-presos políticos serão os atores, assim como há 33 anos quando montava todas as semanas uma peça diferente nos campos de prisioneiros.
    "Todos juntos contaremos o que vivemos para que não haja dúvidas de que apesar de nossas batalhas sem destinos e de nossas vitórias fracassadas estaremos em Grimaldi convencidos de que a vida só por ser vida já é um milagre", escreveu. (ANSA)


21/12/2008 15:02

 



30/12/2008
0 Poster un commentaire

Inscrivez-vous au blog

Soyez prévenu par email des prochaines mises à jour